14 de setembro de 2016

1º Concurso de Qualidade para Aplicativos de Utilidade Pública

simpósio fbA contínua expansão da conectividade móvel tem transformado a forma com que a sociedade interage com as instituições públicas. O acesso às redes sociais, a difusão de aplicativos para troca de mensagens instantâneas e a proliferação de aplicativos para os mais diversos fins, tem contribuído com estas mudanças. As instituições públicas, nas diversas esferas de governo, tem apresentado iniciativas no uso de mídias digitais para melhorar e oferecer novos serviços à sociedade. Contudo, esta oferta ainda é incipiente, especialmente se considerado o quantitativo de serviços ainda não digitalizados. Além disso, o momento é propício à concepção de serviços que poderão ser ofertados digitalmente de forma inovadora, com agregação de valor, provendo agilidade, desburocratização e simplificação dos processos relacionados à comunicação e à prestação de serviços à sociedade. Neste contexto, o App.QS visa incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, sob a forma de aplicativos para dispositivos móveis, que sejam capazes de facilitar a comunicação entre a sociedade e o Estado e que tenham potencial para dinamizar a oferta de serviços e aperfeiçoar a forma como estes serviços são prestados à sociedade.

O concurso compõe um dos eventos do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software e está sendo realizado pela Universidade Federal de Alagoas, pelo Instituto Federal de Alagoas e pelo Centro Universitário CESMAC.

1. Condições Gerais e Objetivos do Concurso

1.1 O Concurso App.QS – SBQS 2016 visa estimular a criação de alternativas inovadoras com o intuito de facilitar e dinamizar o diálogo entre governo e sociedade em prol do desenvolvimento e da melhoria da prestação dos serviços públicos. Desta forma, são esperadas as seguintes contribuições:

  • Caracterização de problemas inerentes ao diálogo entre o governo e a sociedade e que demandam de soluções inovadoras;
  • Soluções tecnológicas baseadas em softwares para dispositivos móveis que sejam capazes de facilitar o diálogo do governo com a sociedade.

1.2. O concurso espera receber soluções tecnológicas inovadoras para áreas estratégicas do Programa de Governo de Alagoas (clique aqui para conhecer as categorias e temas indicados pelo governo) Atualizado em 08/09/2016.

1.3 O concurso destina-se ao seguinte público-alvo:

  • Comunidade científica, professores, técnicos, alunos de cursos tecnológicos, de graduação e de pós-graduação em computação e em áreas afins ao tema;
  • Profissionais individuais ou empresas privadas que atuam no desenvolvimento e/ou manutenção de soluções baseadas em software.

1.4 As soluções tecnológicas elegíveis para participação do concurso devem atender os seguintes critérios:

  • Deve ter caráter inovador. Caso seja uma inovação incremental, deve-se explicitar o que a difere das soluções existentes.
  • Deve ter seu uso projetado para dispositivos móveis;
  • Deve indicar as funcionalidades e a forma com a qual os usuários devem interagir com estas funcionalidades para atingir o objetivo do aplicativo.
  • Em caso de produto, o código deve ser aberto, estar publicado e acessível a qualquer pessoa.

Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.

Para saber mais sobre o Simpósio, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *