22 de junho de 2016

XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software em Maceió

 O SBQS é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), apoiado pelo Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software. O Simpósio também fomenta o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome, e entre indústria e usuários, sobre o estado atual e tendências, em termos de métodos, técnicas, modelos, ferramentas de software e experiências práticas da área de Qualidade de Software. O evento consiste de palestrantes convidados (keynotes), sessões técnicas (trilhas de Trabalhos Técnicos e de Relatos de Experiência), tutoriais, workshops de dissertações e de teses e outros eventos satélites.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente a Qualidade de Software. Ao longo do tempo, a comunidade científica e de prática proporcionou a criação de métodos, técnicas, paradigmas, ambientes e ferramentas de desenvolvimento, modelos de ciclo de vida, modelos de maturidade, melhores práticas, dentre outros, que largamente impactaram a forma como se faz a Engenharia de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual em software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

O XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2016) será realizado em Maceió, Alagoas, com organização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

TÓPICOS DE INTERESSE
Os tópicos de interesse da conferência incluem (mas sem, no entanto, se limitar a eles):
– Processos de Software, métodos e ferramentas
– Alta Maturidade e Controle Estatístico de Processo
– Aquisição de Produtos de Software
– Aquisição de Serviços de TI
– Avaliação de Processo
– Avaliação de Produto
– Educação em Qualidade de Software
– Engenharia de Requisitos
– Fatores Humanos e Aspectos Sociais em Qualidade de Software
– Garantia da Qualidade de Serviços de TI
– Garantia da Qualidade de Software
– Gerência de Configuração
– Gerência de Conhecimento e Aprendizado Organizacional
– Gerência de Portfólio e de Projetos
– Gestão de Pessoas
– Linhas de Processo de Software
– Linhas de Produto de Software
– Manutenção e Evolução de Software
– Medição e Análise
– Melhoria de Processos de Serviços de TI
– Melhoria de Processos de Software
– Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software
– Modelagem de Processos
– Modelos e Normas de Capacidade e Maturidade
– Projeto (Design) e Integração de Software e Serviços de TI
– Qualidade de Software aplicada a Serviços de TI
– Reutilização de Software e Serviços
– Usabilidade e Experiência de Usuário
– Valor em Qualidade de Software
– Verificação, Validação e Testes

TRILHAS DE ARTIGOS
O SBQS considera duas trilhas de trabalhos: Trilha de Trabalhos Técnicos e Trilha de Relatos de Experiência.

Para a Trilha de Trabalhos Técnicos, o evento encoraja a submissão de trabalhos de alta qualidade técnica descrevendo resultados originais e ainda não publicados relacionados à Qualidade de Software. Esperam-se artigos descrevendo resultados pioneiros de pesquisa na área de qualidade de software com contribuição acadêmica. Os artigos podem apresentar trabalhos conceituais, empíricos, experimentais ou teóricos. O SBQS encoraja a publicação da avaliação e análise dos resultados apresentados nos artigos. Resultados obtidos por meio de técnicas experimentais, sejam estudos primários ou secundários, e análises qualitativas ou quantitativas são bem-vindos.

Para a Trilha de Relatos de Experiência, é encorajada a submissão de trabalhos informando experiências vivenciadas ou atividade prática, descrevendo e analisando a aplicação de processos, métodos ou ferramentas de qualidade de software, contextualizando a experiência e mostrando os resultados obtidos e lições aprendidas com contribuição para a indústria de software. O artigo deve registrar o percurso realizado pelas pessoas envolvidas na experiência, além de apresentar as bases teóricas necessárias e utilizadas para dar fundamentação ao assunto. Poderá conter fundamentação teórica, descrição das atividades realizadas, metodologia (material, método) e resultados. Encoraja-se o destaque e a discussão das lições aprendidas, sejam positivas ou negativas, além de melhores práticas que emergiram da experiência, ferramentas desenvolvidas e os processos de software envolvidos, conforme pertinente.

Os artigos submetidos ao SBQS não podem ter sido submetidos a outra conferência ou periódico, nem devem ter sido previamente publicados. O aceite de um artigo implica que, pelo menos, um dos autores se registrará no simpósio para apresentá-lo.

FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO
Todos os artigos devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem seguir o formato definido pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação (http://www.sbc.org.br). Os artigos deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema JEMS e poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. Os artigos serão indexados por uma biblioteca internacional, por isso, recomenda-se fortemente a submissão de trabalhos em inglês.

Logo após o título do artigo, deve ser definida a trilha: Trilha de Trabalhos Técnicos ou Trilha de Relatos de Experiência. O nome e a filiação dos(as) autores(as) deve vir a seguir. Artigos em Português ou Espanhol devem obrigatoriamente conter um abstract em inglês.

Os artigos de ambas as trilhas devem ter entre 12 e 15 páginas, incluindo todas as figuras, referências bibliográficas, apêndices e agradecimentos.

Artigos que não atenderem a algum desses requisitos de formatação serão rejeitados sem revisão. Para os artigos aceitos, uma versão final no formato MS Word (.doc ou .docx) deverá ser submetida.

PREMIAÇÃO
Todos os anos, o SBQS premia o melhor artigo em cada trilha (Trabalhos Técnicos e Relatos de Experiência). O Comitê Diretivo do SBQS escolherá os artigos vencedores a partir das revisões do Comitê de Programa.

DATAS IMPORTANTES
Trilha de Artigos Técnicos e de Relatos de Experiência
Registro do artigo (submissão do resumo): 20/06/2016
Registro do artigo completo (FIRME): 04/07/2016
Rebuttal: 29/07 a 03/08/2016
Notificação de aceite: 15/08/2016
Versão final do artigo: 22/08/2016

ORGANIZAÇÃO
Coordenadores do Comitê de Programa
Gleison Santos, UNIRIO (Trilha de Trabalhos Técnicos)
Heitor Costa, UFLA (Trilha de Relatos de Experiência)

Coordenador Geral do SBQS 2016
Reinaldo Cabral da Silva Filho, UFAL

Comitê Diretivo
Adriano Bessa Albuquerque, UNIFOR
Ana Regina Cavalcanti da Rocha, COPPE/UFRJ
Gleison Santos, UNIRIO
Marcello Thiry, UNIVALI
Monalessa Perini Barcellos, UFES
Sheila Reinehr, PUC-PR
Tayana Conte, UFAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *