14 de julho de 2016

BNDES e MCTIC definem cronograma do plano nacional para Internet das Coisas

Entrou na fase final o processo de contratação da consultoria que vai desenhar o plano de ação nacional para Internet das Coisas, a ser conduzido pelo BNDES e pelo MCTIC, que incorporou o ministério das Comunicações. Até o momento, contou Ricardo Rivera, gerente setorial das Indústrias de TIC do BNDES, em apresentação nesta terça-feira, 05/07, no Rio Info 2016, 29 propostas foram entregues. Na próxima semana, serão conhecidas as cinco finalistas e até o final de julho se conhecerá a empresa vencedora.

Definida a consultoria, a pesquisa acontecerá de outubro até o final de dezembro. A meta, explicou Rivera, é que no segundo semestre de 2017, o plano nacional de Internet das Coisas comece a ser implantado. “O levantamento vai fazer um estudo completo do mercado, mas terá recursos para uma implantação imediata. A intenção é remover as principais barreiras para Internet das Coisas”, sustentou o gerente do BNDES.

Rivera deixou claro que um ponto central do estudo BNDES/MCTIC é obrigar o monitoramento das ações definidas. “Queremos que a política seja efetivamente implantada. Isso é crucial para o Brasil ter um lugar nesse mercado”, ressaltou. O levantamento terá pontos voltados às questões regulatórias, as melhores práticas de financiamento e o compartilhamento de informações.

“Há ações de IoT acontecendo no mundo. Precisamos dividir conhecimento. Há muitas oportunidades de negócios, mas temos que estruturar quais são as competências do Brasil e como agir dentro delas. Essa é uma onda que não pode ser perdida”, completou.

Fonte: Convergência Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *