23 de agosto de 2023

Assespro-AL discute transformação digital das empresas na 10º Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Diretor de Relações Institucionais e Articulação Política Jean Paul Neumann participou de mesa ao lado de lideranças do governo do Estado e da UFAL

Se você não conseguiu acompanhar este debate durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, não tem problema! Trazemos aqui os principais tópicos apresentados pelo nosso diretor de Relações Institucionais e Articulação Política, Jean Paul Neumann, no dia 15 de agosto, neste que já se tornou um dos principais eventos científicos e culturais do nordeste. 

Ele participou da mesa redonda Transformação Digital em Alagoas ao lado dos secretários de Estado Gabriel Albino (Seplag – Planejamento, Gestão e Patrimônio) e Pedro Ivo (Secti – Ciência, Tecnologia e Inovação), e dos representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luciana Santa Rita e Francisco Rosário. A mesa teve a mediação de Thiago Ávila, da Seplag.

Diretor da Assespro-AL Jean Paul Neumann discute transformação digital durante a Bienal do Livro

Qual a importância para a Assespro-AL de participar de um evento do porte da Bienal Internacional do Livro de Alagoas?

A importância da Assespro de participar de um evento como a Bienal é fundamental, principalmente dentro de um tema como a transformação digital, que tem tudo a ver com a Assespro. A Assespro é a maior entidade e a mais antiga associação de empresas de tecnologia da informação do Brasil e aqui em Alagoas não é diferente. Somos a principal e a maior entidade relacionada ao setor, que engloba os grandes players de tecnologia da informação e passa a ser fundamental a participação da Assespro em uma discussão deste tipo, a partir do momento em que as nossas empresas associadas são exatamente aquelas que conseguem apoiar as organizações a fazer a transformação digital. 

Por que discutir a transformação digital das empresas é tão importante?

A transformação digital passa a ser uma ação preponderante para as organizações que efetivamente querem superar os desafios dos novos tempos. Afinal de contas, a transformação digital é um processo em que as organizações mudam as suas estruturas internas para se adaptar ao ambiente mais competitivo, inovador, buscando foco na entrega ao cliente. Neste sentido, a tecnologia então passa a ser preponderante. A implementação de tecnologias passa a ser usada para melhorar o desempenho e garantir os melhores resultados nestas organizações. 

Quais são os principais desafios para implementar a transformação digital nas empresas?

Importante dizer que simplesmente fazer a implementação de tecnologias não vai resolver a questão da transformação digital. Não é simplesmente de tecnologia que estamos falando. Para as empresas avançarem nesse processo tem vários aspectos que precisam ser avaliados, que vão desde a própria cultura da empresa, ou seja, a empresa tem que se preparar do ponto de vista cultural, a partir do momento que ela precisa ser mais colaborativa. Outro aspecto é que a empresa também passa por um processo muito grande de armazenamento e uso de dados, porque o dado passa a ser um dos elementos preponderantes no processo de transformação digital e isso requer uma série de capacidades para saber lidar com estes dados. 

Existem resistências das empresas a estas mudanças? 

É muito comum durante a adoção de novos processos ou tecnologias que algumas pessoas possam resistir a essas mudanças. Esse é um outro problema. As organizações precisam perceber que este é um investimento importante. Muitas vezes ela não vai para frente porque não há investimento, por parte das organizações, suficiente para que se faça uma verdadeira transformação digital. 

A segurança na internet é um dos obstáculos?

Sim, a segurança cibernética é outro problema porque a partir do momento que a empresa começa a implementar maior quantidade de instrumentos tecnológicos, passa a ter problemas de segurança digital. Então, a transformação digital requer também um olhar para esta questão de segurança cibernética. Ou seja, são muitas questões importantes para se considerar, que vão desde o processo de pessoas, incluindo os próprios líderes das organizações que devem pensar e ser proativos neste processo da implementação digital, sempre lembrando que um dos focos da transformação digital é o cliente. Então é muito importante que efetivamente essa transformação digital não seja uma coisa só para dentro da empresa, mas que termine numa melhor experiência para os clientes, que alcance a melhor qualidade dos produtos e dos serviços dessas organizações.

 

Presidente da Assespro-AL, Carlos Lima, ao lado do diretor de Relações Institucionais e Articulação Política da Assespro-AL, Jean Paul, Thiago Ávila (Seplag) e Gabriel Albino (Seplag).

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