Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia

Mulheres são maioria no Brasil, tem maior grau de instrução formal, mas formam apenas 30% dos pesquisadores nas áreas de ciências e matemática. Segundo dados do IBGE, somente 20% das profissionais de TI são mulheres no Brasil e o pior: elas ganham em média 34% menos do que eles.

Em 2018 a ONU Mulheres apontou que apenas 17% dos programadores no mundo eram do sexo feminino. Em 2019, o programa YouthSpark, da Microsoft, apontou que, no Brasil, somente 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação eram mulheres. E não é que elas não tenham interesse nesse mercado: de acordo com a Associação Telecentro de Informação e Negócio (ATN), 36.300 mulheres formadas na área buscavam colocação no mercado em 2019. Além das cadeiras das universidades, o espaço da mulher em carreiras de STEM ( Science, Technology, Engineering and Mathematics)  também parece ser desincentivado em casa, desde a infância.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft mostrou que as mulheres tendem a se considerar menos aptas para as carreiras de exatas conforme crescem. As meninas costumam se interessar por tecnologia e exatas, em geral, aos 11 anos, mas aos 15 elas começam a desistir.

As razões, segundo a pesquisa, são: ausência de modelos femininos na área; falta de confiança na equidade entre homens e mulheres para exatas e a ausência de contato com cálculo e programação antes da faculdade.

Pesquisa da Assespro Alagoas em 2018 mostrou que nas empresas de TICs de Alagoas as mulheres são apenas 33% do contingente e que ganham em média 17% a menos que os homens, porém em atividades como Analista de Sistemas, as mulheres ganham em média 37% menos que os homens. Quanto a ocupação de algumas atividades do setor, as mulheres são minoria em Alagoas:

  • Administração de Redes: 13%
  • Suporte de Informática: 15%
  • Administração em Banco de Dados: 20%
  • Programador(a) Internet: 7%
  • Desenvolvedor(a) de Software: 11%

Criação do Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia

Entendendo esse cenário a Assespro Alagoas em conjunto com a  Startup Associada Mulheres Conectadas cria o Conselho Consultivo de Mulheres naTecnologia. Uma iniciativa inédita que visa aproximar essa pauta das suas empresas afiliadas e da sociedade.

O principal objetivo do conselho é incentivar a participação das mulheres no setor promovendo debates, eventos e outras ações que garantam maior inclusão de mulheres na tecnologia e promovam igualdade entre gêneros.

O primeiro passo é o conhecimento do cenário, mas a ação também se dará apoiando os programas de diversidade nas empresas de base tecnológicas no estado.

Aumentar a inserção das mulheres em carreiras STEM, estimular atividades computacionais (além do coding) para mulheres em outras áreas (alfabetização digital), desmistificar o uso de novas tecnologias digitais, e também sendo a ponte entre os Conselhos e as novas conselheiras que virão através desse esforço.

Objetivos

1. Divulgar e apoiar as pautas de diversidade e inclusão de gênero nas empresas de base tecnológica do Estado de Alagoas;
2. Incentivar as Associações de todos os estados a discutir e atuar sobre a pauta de igualdade de gênero;
3. Apoiar e conectar as empresas de tecnologia aos programas de formação de mulheres na área da tecnologia;
4. Desenvolver ações específicas de formação de mulheres e meninas, para área de tecnologia e inovação;
5. Apoiar e conectar as empresas de tecnologia a conselheiras aptas a participar de seus conselhos;
6. Apoiar e conectar conselheiras nas oportunidades em empresas de tecnologia;
7. Fazer conexão com grupos e entidades ligadas à causa de inclusão de gênero para fortalecer o tema dentro da Assespro AL;
8. Representar a Assespro Alagoas em fóruns e eventos nacionais relativos ao tema.

Composição do Conselho

Gesyca Patricia da Silva Santos, Presidente do Conselho Consultivo Mulheres na Tecnologia. Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL) e Geógrafa – Uma nova forma de ver o espaço e interpretar os fenômenos da sociedade. Ao longo da sua jornada empreendedora criou juntamente com alguns colegas duas Startups, uma voltada para ChatBots e outra para consultoria empreendedora e Startups, onde possibilitou participar de diversas competições e de uma incubação pela Universidade Federal de Alagoas, bem como, por meio das Startups ganhou prêmio de reconhecimento da solução tecnológica criada, entre 2017 a 2018 e 2019 a 2020. Co-fundadora da Startup Mulheres Connectadas. Trabalha como consultora de Tecnologia, Empreendedorismo e Startup e atua nos processos de Engenharia de Software nas etapas de elicitação de requisitos. Bem como, é palestrante e Mentora de propostas de Inovação. Ganhadora do 1º Prêmio Eufemea Mulher de Destaque do Nordeste na categoria “Tecnologia” 2021. Voluntária no Squad da Comunidade Sururu Valley, Membro do projeto Startups/Al – SEBRAE e Consultora credenciada – SEBRAE/AL. Avaliadora de Projetos de Inovação pelo Instituto Federal do Espírito Santo e membro do Programa Future Females Business School junto ao Governo Britânico no Brasil, através do UK-Brazil Tech Hub.

Alessandra Nascimento Pontes, Vice-Presidência do Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Doutoranda em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Modelagem Computacional IC – Instituto de Computação Universidade Federal de Alagoas. Enfermeira e Obstetrícia UFAL – Pioneira na Saúde e Tecnologia no Estado de Alagoas. Membro da equipe do Núcleo de Robótica e Centro de Inovação e Tecnologia, juntos, ganharam o 1º lugar do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação. Co-fundadora das Startups Touch Saúde e Mulheres Conectadas. Consultora credenciada pelo – SEBRAE/AL e avaliadora de Projetos de Inovação pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Atua nos processos de Modelagem Computacional de Conhecimento desenvolvendo soluções tecnológicas, palestrante e mentora . Membro Women in Science British Council que busca o fortalecimento de vínculos em torno de mulheres na ciência no Brasil e voluntária do Squad da Comunidade Sururu Valley e do projeto Startups/Al – SEBRAE . Atualmente, é membro do Programa Future Females Business School junto ao Governo Britânico no Brasil, através do UK-Brazil Tech Hub e Embaixadora da Associação Brasileira de Startup de Saúde – ABSS .

Alana Kelly Xavier Santos, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Engenheira Eletricista (2010), com mestrado (2011) e doutorado (2016) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora do magistério superior na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nível Adjunto II. Atualmente é coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com interesse nas seguintes linhas de pesquisa: proteção de sistemas elétricos, transmissão e distribuição de sistemas elétricos, geração de energia elétrica, energia fotovoltaica e eficiência energética.

 

Áurea Valéria de Andrade, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em Impactos da Violência na Escola, especialista em Marketing e em Gestão Municipal e graduada em Administração. 
Foi professora universitária na UMJ, FACIMA e UFAL. É avaliadora de projetos na área de Economia 4.0 no Inst. Federal do Espírito Santo e no Programa Inovativa Brasil do Ministério da Economia. Atualmente é Gerente Adjunta no SEBRAE/AL, respondendo também pela gestão do projeto de startups.

 

Edileuza Virginio Leão, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e participante de grupo de pesquisa Brazilian Study Group of Artificial Intelligence and Corneal Analysis (BrAIn). Tem experiência nas áreas de Gerencia de projetos e Aprendizagem de máquina.

Eunice Palmeira da Silva, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e atualmente é professora e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Gerenciamento de Projetos com Equipes Distribuídas Geograficamente e Ontologias. Atualmente suas áreas de interesse de pesquisa são: Gestão de Equipes Distribuída, Método de Conexões, Raciocínio Automático e Lógica de Descrições.

Íria Rocha Cavalcante de Almeida, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Arquiteta e Urbanista, possui MBA Executivo com ênfase em Gestão de Projetos e Gestão de Crise pela Universidade Tiradentes – UNIT e MBA em fase de conclusão com ênfase em Liderança para Inovação, pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/AL. Experiência na área pública, tendo exercido cargos de confiança na Prefeitura Municipal de Maceió, como o de Coordenadora de Infraestrutura e Diretora de Abastecimento na Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia solidária – SEMTABES (2013 a 2016), posteriormente Diretora de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEMPLA (2016) e Secretária Adjunta do Gabinete de Governança – GGOV (2017 a 2019). Já atuou como arquiteta e urbanista nas cidades do Recife e Maceió e, atualmente, como Secretária do Gabinete de Governança, tem trabalhado junto às áreas de novas economias, desburocratização de serviços públicos, inovação na gestão pública, cidades inteligentes, criação de ambientes legais e marcos regulatórios indutores de práticas de inovação e desenvolvimento territorial, urbano, econômico e social.

Janaína Galdino de Barros, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual e Inovação pela Universidade Federal de Sergipe. Docente pela Universidade Federal de Alagoas – Profa. Substituta pelo Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes no curso de Relações Públicas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas. Docente pelo Centro Universitário Tiradentes, atuando nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Foi orientadora do projeto ALI desde 2019 até agosto de 2020-SEBRAE-CNPq, guiando até dez Agentes Locais de Inovação pelo SEBRAE – AL. É servidora pública Estadual, lotada na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas e atua na Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Tiradentes desde 2009. É membro do Comitê Científico do Centro Universitário Tiradentes – UNIT – AL. É membro do grupo Mulheres Conectadas em prol da divulgação científica contra a Covid- 19. É membro do Conselho Consultivo da Assespro em parceria com a Startup Mulheres Conectadas.

Leila Milka Freitas e Silva, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Uma pessoa versátil e profissional inquieta! Desde de 2011 atuo como Educadora Sexual, sou comunicadora, microempreendedora de impacto socioambiental e produtora de conteúdo digital e graduanda em Psicologia pela UNIT. Atuo com palestras, consultorias, workshop todos voltados para a Educação Sexual, Diversidade e Inclusão e com vendas de produtos de cuidados íntimos (preservativos). Meu propósito é descentralizar a Educação Sexual, humanizar e torna-la acessível, principalmente para pessoas com deficiência. Meu trabalho alcança várias camadas sociais, desde a população de rua até a classe A, profissionais do sexo e empresas e instituições de saúde e ensino. Sou parceira social da DKT Brasil e Prudence (planejamento familiar, promoção à saúde e prevenção as IST’s, HIV/Aids), Cren-AL (centro de educação nutricional voltado ao combate a desnutrição infantil), está membro da ACTTRANS- Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas, Blogueira do Portal T5 da Paraíba/TV Tambaú e Colunista da CBN Maceió. Atualmente estou fazendo parte do Grupo Mulheres do Brasil e Unidos pela Vacina. Faço um trabalho transformador que impacta centenas de pessoas anualmente, seja com as atividades (palestras, distribuição gratuitas de preservativos Prudence), seja com a venda com valores acessíveis de produtos de cuidados íntimos.

Nathalia Fernanda Lopes Cuellar Peixoto, Conselheira no Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. Advogada atuante desde 2013, com ênfase em direito administrativo, pós-graduada em Direito Tributário Lato Sensu pela LFG, MBA em Liderança para Inovação pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/Maceió) e pela Steinheis Shool of Internacional Business an Entrepreneurship (SIBE) and IEL Nacional – Alemanha, Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo (PROFINIT/UFAL), Vice-Presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica da (OAB/AL) – Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Conselheira no Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação – (CMCTI), Líder do Núcleo Maceió – (Grupo Mulheres do Brasil), Consultora do Programa de Desenvolvimento Institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa – (FUNDEPES).