22 de abril de 2024

Associados Assespro-AL são destaque em iniciativas da Prefeitura de Maceió e ONU

Alcides Soares, Vinícius Lira, Alessandra Pontes e Gesyca Santos foram os/as sócios/as vencedores nas premiações

Filiados da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro-AL) foram destaques em duas importantes premiações: o 1º Ciclo de Inovação Aberta da Prefeitura de Maceió e o Movimento Elas Lideram, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Alcides Soares, CEO da empresa Hamora; Vinícius Lira, sócio-founder da MascotFit; e Alessandra Pontes e Gesyca Santos, fundadoras da startup Mulheres Connectadas, foram os/as sócios/as Assespro-AL vencedores nas premiações.

1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió

O 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados pela capital alagoana nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram inscritos 103 trabalhos, sendo seis premiados. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.

Alcides Soares, CEO da Hamora, empresa associada à Assespro-AL, foi o responsável por desenvolver o ROTA, um dos projetos vencedores do Desafio 4 do Ciclo de Inovação e que tratou sobre como realizar o ordenamento territorial para a inserção de ambulantes em Maceió.

“Esse prêmio foi importante para nós porque desenvolvemos do zero um produto para a gestão pública visando atender uma dor real da secretaria e que, ao mesmo tempo, trará retorno significativo para a população. Essa experiência agrega tanto ao nosso portfólio, como nos dá uma experiência complementar na negociação e desenvolvimento de uma solução desse porte para o poder público”, ressaltou Alcides.

O CEO da Hamora explicou que, para atuar no ordenamento territorial dos ambulantes da capital alagoana, o ROTA tem o objetivo de incluir a regularização e o cadastro desses cidadãos, como ambulantes e prestadores de serviço.

Foto: reprodução/redes sociais (Alcides Soares – @soaresalcides)

O associado da Assespro-AL, Vinícius Lira, sócio-founder da empresa MascotFit, venceu o 1º Ciclo de Inovação em dois desafios com os projetos: FarMassa e Ambulante Massa.

O FarMassa foi o projeto vencedor do Desafio 1, que trata sobre como melhorar os índices de disponibilidade de medicamentos ofertados pela Prefeitura de Maceió.

“O projeto busca mudar o panorama da distribuição de medicamentos no município de Maceió e em outros municípios interessados, revolucionando a dinâmica do acesso aos medicamentos pela população por meio de Inteligência Artificial e um sistema de planejamento de recursos para administração com gatilhos automáticos que proporcionam maior facilidade para a população e menos desperdício para a administração pública”, explicou Lira.

O segundo projeto de Vinícius também foi premiado no Desafio 4, e se chama Ambulante Massa. O associado Assespro-AL compartilha mais detalhes do projeto:

“O Ambulante Massa é um software que trás soluções inteligentes para os ambulantes. Um sistema totalmente automatizado e integrado com um aparato de geoprocessamento e quadros de Dashboard intuitivos. Com esse desafio, proporcionamos à administração pública um sistema de gestão em tempo real que permite a extração de relatórios que serão base para tomadas de decisão cada vez mais eficientes”, contou o sócio-founder da MascotFit.

Movimento Elas Lideram, da ONU

A startup Mulheres Conectados, também associada à Assespro-AL, venceu a premiação do Movimento Elas Lideram, da ONU, na categoria “CEO mais engajada”.

Gesyca Santos, co-fundadora da startup, conta que a conexão da empresa com a Organização das Nações Unidas começou no ano de 2022, quando a Mulheres Connectadas passou a fazer parte da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

“Fazer parte dessa comunidade que a ONU lidera é super satisfatório. É muito importante para nós porque nos conectamos com outras empresas, mas também porque a ONU tem uma representatividade muito grande, ela tem um olhar global e, principalmente, um olhar que diz para o mundo que ela está monitorando e impulsionando negócios para transformar pessoas e o mundo em um lugar melhor”, destacou.

À esquerda e na tela do smartphone, Alessandra Pontes e Gesyca Santos, fundadoras do Mulheres Connectadas; e à direita, Verônica Vassalo, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Em Alagoas, a Mulheres Connectadas é uma das únicas empresas lideradas por mulheres a ter o selo “Elas Lideram”, da ONU, selo esse que a empresa conquistou em 2023.

“É super importante para o ecossistema como todo quando a gente impulsiona a nossa iniciativa e mostra para o mundo o quão ela é necessária e quanto é importante a gente continuar nessa jornada, que é muito desafiadora, principalmente por sermos duas mulheres pretas, nordestinas, à frente de um negócio de impacto. Então há uma representatividade gigantesca”, enfatizou Gesyca Santos.

Alessandra Pontes, diretora de Inclusão e Diversidade da Assespro-AL e co-fundadora da Mulheres Connectadas, foi quem recebeu o prêmio da ONU em São Paulo, na sede das Organizações Unidas.

“Esse prêmio chancela a nossa luta em busca da transformação e das oportunidades para as mulheres e, principalmente, traz a oportunidade de cada vez mais conquistarmos ambientes que, muitas vezes, eram dominados por homens. Então, a gente acredita que o prêmio só fortalece a visão das empresas, das instituições e de pessoas que acreditam no potencial e nas habilidades de todas nós”, afirmou a diretora da Assespro-AL.

Autor: Vanessa Ataíde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *