31 de janeiro de 2024

1º Match Assespro de 2024 aborda segurança e privacidade de dados

Evento aconteceu na última sexta-feira, 26 de janeiro

Registro dos participantes do Match Assespro, realizado em 26 de janeiro de 2024, que dialogou sobre segurança de dados.

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro-AL) retomou, na sexta-feira (26), o Match Assespro. O evento é realizado mensalmente pela entidade e em cada edição aborda um tema específico. O objetivo é ajudar empresas dos mais diversos setores da economia a encontrarem as melhores soluções para seus problemas atuais.

O primeiro Match Assespro do ano dialogou sobre o tema “Perspectivas de privacidade, proteção de dados e IA para 2024″ e contou com a participação do coordenador acadêmico do Instituto Alagoano de Privacidade e Proteção de Dados (IAPPD), Izaac Alencar.

A proposta da temática foi de analisar o atual cenário da privacidade, proteção de dados e Inteligência Artificial (IA), discutir sobre as principais tendências de cada área neste ano, os seus desafios, além de avaliar as melhores soluções tecnológicas relacionadas ao tema.

O presidente da Assespro-AL, Carlos Lima, destaca que o Match Assespro se tornou um dos principais rituais do ecossistema alagoano.

“Começar 2024 com esse tema mostra a atenção de nossas empresas para os desafios atuais. Sejam os desafios técnicos ou mesmo legais, com foco em utilizar a tecnologia para causar o melhor impacto em nossa sociedade”, destacou Lima.

Desafios na segurança e privacidade de dados

O convidado da primeira edição do Match Assespro de 2024, Izaac Alencar, lista os principais desafios relacionados à segurança e privacidade de dados como sendo: a aceitação e absorção da proteção de dados dentro das instituições; o que efetivamente uma instituição pode fazer para alcançar um nível aceitável de segurança e proteção de dados; atualização e monitoramento constante; e capacitação e treinamento.

“A cada dia surgem novas ameaças que comprometem a segurança e privacidade dos dados. Por isso, toda instituição deve pensar na proteção de dados como investimento, e não um gasto. Essa visão, junto às medidas, fornece ao empresário vantagens competitivas, passando confiança aos clientes, parceiros e sociedade como um todo. Implementar ferramentas de antivírus e acompanhar os estudos e tendências da área são fundamentais para enfrentar esses desafios”, afirmou.

Como manter a segurança e privacidade dos seus dados?

De acordo com o especialista, para que as micro ou pequenas empresas consigam manter a segurança e privacidade dos seus dados é necessário que a instituição conheça bem a si mesma. Dessa forma, é possível identificar as necessidades em relação aos dados, ou seja, o que, o porquê e como proteger.

“Esse processo consiste em uma gestão de risco em segurança da informação. Ele pode ser feito, inclusive, em projetos individuais. Portanto, é possível e recomendável realizar. Como principais vantagens está a possibilidade de definir quais medidas de segurança adotar. Outra é a poder identificar quais os cenários de risco que devem ser priorizados”, esclareceu Izaac Alencar.

Ainda segundo o coordenador acadêmico da IAPPD, um fator que merece destaque na segurança e privacidade dos dados dentro das empresas é a capacitação e treinamento de cada colaborador sobre segurança da informação. Isso se justifica uma vez que todos são responsáveis por ela, dentro de suas competências e atribuições.

“Então, treinamentos sobre fundamentos de segurança da informação, proteção de dados pessoais, treinamentos mais especializados, a exemplo de programação segura para as empresas de desenvolvimento, são muito bem-vindos. Esses treinamentos e essas capacitações devem ser constantes”, orientou Alencar.

Sobre o Match Assespro

O Match Assespro é um evento promovido pela Assespro-AL e acontece em toda última sexta-feira de cada mês. O evento tem o objetivo de ajudar empresas dos mais diversos setores da economia alagoana que buscam inovação e desejam encontrar as melhores soluções para seus atuais problemas.

O Match Assespro é uma parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti).

Autor: Vanessa Ataíde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *