31 de agosto de 2016

ZUQ: a fábrica de soluções de software

Equipe ZUQ na Feira do Empreendedor em 2015

Equipe ZUQ na Feira do Empreendedor em 2015 (Foto: Reprodução)

Em um ambiente que respira conhecimento, é possível que mentes empreendedoras tenham um solo mais propício para o crescimento de novas ideias e inovação. Foi na Ufal que Márcio Aguiar (diretor-executivo) e Willy Tiengo (sócio-pesquisador) deram início a ZUQ Soluções Inteligentes. Ambos formados em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fundaram a empresa-fábrica de software em 2009 com duas pessoas na empresa apenas e já conquistam resultados expressivos. Em 2014, por exemplo, a empresa iniciou com faturamento de 7 mil reais e acabou o ano com 33 mil reais. Recentemente a ZUQ foi graduada pela Incubadora de Empresas Alagoas (Incubal).

Mas qual a ideia da empresa? “ZUQ é uma fábrica de soluções de software especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, imaginativas e inovadoras. Possui experiência em captação de recursos para P&D, tendo a inovação como diferencial competitivo associado com um comprometimento com nossos clientes”, diz um dos sócios.

Os principais produtos da ZUQ são o ZPS Rastreamento, ZUQ Urbano e o Flitsmobi Rastreamento e Gestão de Frotas. “Nossas tecnologias são desenvolvidas a partir de identificação de problemas não resolvidos, de maneira a permitir a integração de nossas soluções a outros sistemas, além de customização, tanto no momento do desenvolvimento, quanto em momentos futuros, permitindo constantes inovações”. Foi com esse pensamento que a ZUQ ajudou uma empresa que estava perdendo dinheiro a conseguir se direcionar para o caminho certo. Destaque para o ZUQ Urbano que é uma solução única no mercado, participando de todo o processo de gestão com planejamento customizado e optimizado. “Ele é um sistema informação geográfica totalmente web que foi desenvolvido com tecnologias modernas e inovadoras. Além disso, conta com integração com diversas tecnologias de mapas, importação e exportação de dados”, dizem os fundadores da empresa.

O pensamento inovador já recompensou a ZUQ. O reconhecimento veio com o 2º lugar no Prêmio Alagoano Empresa Inovadora. “Uma importante validação externa, que nos motiva a permanecer trilhando os caminhos da valorização das pessoas e incentivo à inovação como forma de aumentar a competitividade de nossa empresa e toda a cadeia de valor que fazemos parte”, afirma Willy. Além disso, há também o Prêmio Assespro Alagoano Empreendedor e Inovador em 2014. Segundo Willy e Márcio, a Assespro é importante para a representatividade e luta pelo setor de TI e o mercado ainda é algo complicado, sendo o maior desafio das pequenas empresas.

Visite o site da ZUQ: www.zuq.com.br

ZUQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *