21 de julho de 2015

Optimus Consulting oferece serviços que aumentam competitividade

Atuando na área de tecnologia da informação (TI) há 14 anos, Fabio Massalino é sinônimo de experiência na área. Em 2014, o paulista que mora em Maceió, fundou a Optimus Consulting que, segundo ele, implanta “soluções de TI para seus clientes, que permitam uma melhor gestão de sua empresa”. O diretor explica que proporcionar uma boa gestão influencia na lucratividade e na redução de custos, tornando a empresa mais competitiva.

Massalino é formado em Ciência da Computação e especializado em Sistemas de Telecomunicações. Além disso, ainda tem certificações Microsoft MCSE, Itil e Cobit. Trabalhou em diversos projetos de TI (púbicos e privados) antes de fundar a própria empresa e permanecer até então sem nenhum colaborador junto com ele. Apesar de não ter sócios, Fábio tem parceria de outros empreendedores em projetos maiores. Logo que chegou em Maceió percebeu “a grande quantidade de micro, pequenas e médias empresas, tanto da área de comércio quanto serviço”.

A Optimus Consulting oferece como principal produto o SuperSCE em parceria com a Rensoftware. Segundo Massalino, o serviço se resume em gerir comercialmente de forma eficaz, “automatizando processos e dando suporte a tomada de decisões”. O produto é voltado para o comércio em geral, seja varejo, atacado ou distribuidores.

Quando perguntado se aparecerão novidades, Fábio Massalino adiantou que dois produtos estão para chegar. O Integrador Contábil que permite uma integração dos dados fisco/contábeis entre o sistema dos contadores e os clientes, tudo de maneira prática e eficaz. “Processos antes demorados, burocráticos e inconsistentes se tornam ágeis, simples e práticos, pois todos os documentos fiscais ficam em um servidor seguro nas nuvens, facilitando o envio de arquivos por parte da empresa. O contador deixa de realizar o trabalho manual e passa a obter as informações fisco/contábeis da empresa de maneira automatizada, rápida e consistente”, disse Massalino.

Outro produto é o Lite-S, que ajuda na gestão de microempresas e individuais (MEI). A solução permite “de forma ágil compacta e eficiente ter a gestão do negócio e cumprir as exigências fiscais, a um preço bem acessível e sem mensalidade”, segundo Fabio.

Afiliado à Assespro-AL e participando do Arranjo Produtivo Local em Alagoas, (APL-AL), Massalino parabeniza a missão de aproximar empresas de TI e faz sugestões. “O que sugiro é podermos criar a cada dia mais mecanismos que mostrem para nossos clientes que as empresas de TI no estado estão qualificadas para atender, e muito bem, suas necessidades”, disse ele. O diretor ainda fala que muitas vezes os potenciais clientes procuram em outros estados produtos e serviços que empresas alagoanas estão capacitadas a oferecer.

Outra sugestão dada por Fabio foi fazer uma pesquisa da média dos preços de produtos e serviços de TI. Para ele, a não regulamentação do setor permite que empresas sem qualificação ofereçam serviços a preços que não condizem com a qualidade e garantia, sendo impraticável competir. Massalino ainda diz que é necessário ter a essa regulamentação para que os clientes “venham a ter consciência do valor destes serviços e estejam precavidos quando surgirem propostas muito diferentes desta média e permitam que empresas sérias possam atuar no mercado oferecendo serviços e produtos de qualidade por um preço justo”.

Oferecer serviços qualificados para clientes que ainda não compreendem com clareza o mercado de serviços de TI em Alagoas, é o desafio do Fabio Massalino. Com experiência no setor, ele tenta levar a Optimus Consulting a ser referência no estado alagoano.

Repórter – Philipi Accete

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