12 de agosto de 2015

O futuro das salas de aula – COACH

 Atire a primeira pedra quem, no colégio, nunca aproveitou o tempo em que o professor escrevia no quadro para dar uma “espiadinha” nas redes sociais, e quem nunca soube de alguém que precisou dar uma passadinha na sala da direção da escola para tentar recuperar o aparelho posteriormente. Nas mãos dos estudantes, a tecnologia apresenta mil possibilidades. Nas dos professores, muitas vezes, um problema: como conseguir ganhar a atenção do aluno em meio a tantas ferramentas que podem ser a válvula de escape mais prática durante as aulas? Pensando nisso, a empresa alagoana que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para gerar soluções, criou o Coach, um ambiente virtual de aprendizagem imersivo que aposta no lúdico para intensificar a interação nas salas de aula. Em entrevista à Gazeta de Alagoas, o gerente-executivo da Innovate, Bruno Bessa, dá mais detalhes a respeito da plataforma e comenta sobre a importância de se construir um novo conceito de ensino-aprendizagem nos ambientes educacionais brasileiros.

Gazeta: Como e quando surgiu a ideia para a plataforma?

Bruno Bessa: Toda ideia de projetos deve nascer de um entendimento ou conscientização de problemas reais. Sou pesquisador da área de educação do grupo de pesquisa NEXT (iNnovative Educational eXperience in Technology), que busca inovar, difundindo novas metodologias de ensino com o objetivo de transformar o cenário de educação com o auxílio da tecnologia, e após uma pesquisa intensa para identificar problemas relevantes no cenário educacional na área de tecnologia, a falta de adequação dos ambientes virtuais de aprendizagem, a escassez de metodologias de ensino-aprendizagem diferentes das tradicionais, a falta de engajamento por parte dos participantes nesses ambientes virtuais tradicionais e a falta de objetivos pedagógicos, e de estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas para tanto foram os que mais se destacaram nesse contexto. A partir de então, resolvemos desenvolver um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem imersivo apoiado em objetivos pedagógicos, utilizando uma estratégia metodológica de ensino-aprendizagem baseada em problemas, e em um sistema de gamificação com a finalidade de promover motivação, interesse, e autoaprendizagem dos participantes. Essas experiências de ambientes virtuais de ensino, apesar de ainda estarem em nível embrionário no Brasil, iniciam um momento de revolução dos paradigmas tradicionais nesses sistemas. Técnicas virtuais, interatividade, criatividade e espaços lúdicos, são algumas características contidas nos ambientes propostos por nós, que merecem uma grande reflexão dos pesquisadores e empreendedores da área de educação.

O que é e como funciona o Coach?

O Coach, que será lançado oficialmente no final de setembro de 2015, é um Ambiente Virtual de Aprendizagem Imersivo que possibilita a criação e exploração de ambientes de aprendizagem do futuro: espaços mais lúdicos, que provocam uma interação mais intensa e prazerosa para os participantes, com a finalidade de promover motivação, interesse e autoaprendizagem.

Diferente dos ambientes de aprendizagem e das salas de aulas tradicionais, onde os estudantes ficam em carteiras separadas e possuem poucos recursos para interagir, o Coach aposta num espaço cheio de almofadas, bancos coloridos, alguns brinquedos e dispositivos eletrônicos para estimular a criatividade e a colaboração. O caderno dá lugar ao tablet, televisores cumprem uma parte do papel do quadro negro, os alunos são mais incentivados a trabalharem em grupo e a desenvolverem uma capacidade de análise e resolução de problemas compatíveis com as necessidades mercadológicas de forma criativa.

A plataforma utiliza uma estratégia metodológica de ensino-aprendizagem denominada xPBL que tem como objetivo oferecer instrumentos que possam ser usados no planejamento e acompanhamento de cursos e treinamentos na abordagem PBL e um sistema de gamificação que utiliza elementos do design dos jogos para lançar desafios, usar estratégias, obter pontos para atingir determinados objetivos, além de provocar pouca distração. Pelo fato de o ambiente ser mais reduzido, os participantes podem ficar mais à vontade e próximos uns dos outros, permitindo o compartilhamento de informações e cooperação em atividades. O Coach é uma combinação de elementos gráficos de 3 dimensões integrados e disponibilizados na web, não precisa de instalação de plugins nos navegadores.

Os avatares da plataforma podem ser produzidos de forma criativa pelos participantes, permitindo variedades de formas e de estilos, e desta forma, os aprendizes, representados pelos avatares, assumem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, mediante a observação, experimentação, comparação e trabalho em grupo, dentro de um ambiente e contextos reais de ensino.

Por que focar no setor educacional?

Por que é necessário. No lugar do quadro negro, caderno e livro, novas ferramentas tecnológicas vêm ocupando espaço no ambiente educacional, seja nas escolas ou nos ambientes virtuais de aprendizagem. Ao mesmo tempo em que professores e estudantes incorporam inovações tecnológicas ao seu dia a dia, surge também um novo mercado, que integra educação e tecnologia: a área de atuação batizada de EdTech nos Estados Unidos, uma tendência mundial já há alguns anos, se concretiza agora no Brasil com o surgimento de startups dispostas, como nós, a contribuir para a melhoria do ensino no País e, ao mesmo tempo, fazer disso nossa fonte de renda.

Por: JESSAMINE SANTOS * – ESTAGIÁRIA
* Sob supervisão da editoria do Digital.

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