6 de abril de 2016

B-Works – a inteligência a serviço do seu negócio

 Uma jovem empresa, mas que já sabe o que quer e espera consolidar a marca. Essa é a B-Works e o que querem seus fundadores. Alexandre Plácido e Fernando Wander são amigos há algum tempo e sempre tiveram o desejo de abrir o próprio negócio. Em 2014 surgiu a oportunidade mais concreta deles fazerem isso e se tornaram sócios. Ambos lamentam o fato de não terem trilhado esse caminho antes.

A vida profissional dos dois é uma longa estrada de aprendizado e experiência. Alexandre, um carioca de 50 anos, possui mais de 30 anos de estrada em desenvolvimento e análise de sistemas, tem formação em economia e várias especializações. Ele que concedeu uma conversa para nos contar sobre a empresa de tecnologia.

A B-Works encontrou o nicho de atuação que envolve soluções específicas que outras empresas não atuam. Alexandre fala no amadurecimento do seu negócio com Fernando e da dificuldade do cenário atual. “É uma empresa nova que ainda está construindo sua história, uma fase ainda de aprendizado e descoberta, desafios que nos estimulam a seguir em frente, mesmo que num cenário econômico não muito favorável.” O intuito é “atender negócios provendo soluções inteligentes que agreguem valor com baixo custo de implantação”, diz ele.

Com seis pessoas trabalhando atualmente, os principais serviços e produtos disponíveis para os clientes envolvem soluções de controle de acesso, inventário de patrimônio e estoque e Gestão a Vista. Quando perguntado se estão planejando algum produto novo, Alexandre afirma que pensa em consolidar a marca, mas que está atento às novas oportunidades. “No momento estamos trabalhando na consolidação de nossos produtos e de nossa marca, mas sempre estamos de olho no mercado tentando identificar necessidades não supridas para oferecermos nossos serviços”.

Ambos são liberais quando se trata de economia e, por isso, acreditam que o estado e demais entidades devem interferir ao mínimo com o dever apenas de facilitar o ambiente de negócio. “As entidades de classe, associações e órgãos de fomento podem atuar favorecendo a interação entre os setores no estado, oferta de crédito mais barato e principalmente redução da burocracia. Favorecer o crescimento da economia local através da interação de negócio entre as empresas locais”, sugere Alexandre.

Perguntado se a Assespro-AL e o Arranjo Produtivo Local de TI tem feito um bom trabalho, Alexandre acredita que as empresas tem muito a ganhar se associando. “Entendemos que o principal papel da Assespro deve ser favorecer o ambiente de negócio através de ações que facilitem a interação entre as empresas de TI e o acesso destas as demais vertentes do mercado”, afirma ele.

Alexandre fala sobre as dificuldades de uma sociedade, mas mostra que a relação com Fernando é de muita sinergia. “Como qualquer relação. Ora mais tranquila, ora mais estressada, mas, sobretudo aberta e objetiva. Como já nos conhecemos há vários anos, as famosas arestas já eram razoavelmente conhecidas e assim aos poucos vamos segregando melhor as funções e atribuições com a chegada de novos parceiros. Como toda relação, vamos construindo aos poucos”.

Quando perguntado sobre a situação econômica atual, Alexandre se mostra desafiado pelo cenário. “É desafiador. Navegar nessa balbúrdia econômica e política na qual estamos é para quem tem muita coragem e força. A falta de regulação e horizontes claros trazem a cada dia um novo passo num terreno desconhecido e debaixo de uma espessa neblina”. Ele ainda fala que é necessário “uma melhoria considerável no ambiente que traga uma realidade de menor dependência da economia do poder público e maior participação na geração de riqueza por empresas privadas”.
Nisso, o objetivo para a empresa em 10 anos é ser consolidada e conhecida principalmente pela qualidade dos serviços prestados e produtos. Alexandre ensina o caminho. “Nunca negociar valores pessoais tais como honestidade, sinceridade e verdade nos relacionamentos tanto pessoais quanto profissionais. Isso nos dá credibilidade”.

Para saber mais, acesse o site da B-Works:  http://www.bworks.net.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *